História Honda

Por altura da primeira participação da Honda nas corridas da Ilha de Man

Declaração de intenções de 1954

Declaração

Passaram cinco anos desde a fundação da Honda Motor Co., e eu nunca deixei de reparar no esforço que todos os nossos empregados têm feito para contribuir para os nossos avanços.
Desde que era criança, um dos meus sonhos era competir em corridas de motos , da minha autoria, e para ganhar. No entanto, antes que eu me possa tornar um vencedor por todo o mundo, devo primeiro, claro, garantir a segurança do negócio, obter máquinas de precisão e equipamentos, e criar projectos de qualidade superior.
Tenho, portanto, vindo a dedicar-me inteiramente a estes pontos, e trabalhado para apresentar veículos superiores, práticos aos nossos clientes neste país.
Por conseguinte, eu não tive nenhum tempo livre para focar a minha energia para as corridas de motos até hoje.
Agora, no entanto, os relatórios sobre a recente corrida de internacional de motos, realizado em São Paulo forneceram-me informações detalhadas sobre a situação nos países da Europa e da América.
Eu tinha pensado que estava a ver o mundo com um bom grau de realismo, sem ser apanhado em ideias fixas, mas agora eu percebo que, afinal, eu tenho sido cego pelo meu sentimento excessivo para com o Japão na sua situação actual. Mesmo agora, o mundo está a avançar a uma velocidade tremenda.
Por outro lado, no entanto, como me senti sempre, estou cheio de uma confiança inabalável na vitoria. O espírito de luta que é de minha natureza já não me permite continuar afastado.
Agora que estamos equipados com um sistema de produção na qual tenho absoluta confiança, a oportunidade chegou. Cheguei à decisão de introduzir as corridas TT no próximo ano.
Nunca antes um japonês entrou nesta corrida com uma moto feita no Japão. Escusado será dizer que o vencedor desta corrida será conhecido em todo o mundo, mas o mesmo também é verdadeiro para qualquer veículo que complete toda a corrida de forma segura.
Diz-se, portanto, que a fama de tal façanha vai garantir um determinado volume de exportações, e é por isso que todos os principais fabricantes da Alemanha, Inglaterra, Itália e França se estão a concentrar nos preparativos com todas as suas forças.
Vou fabricar uma 250cc para esta corrida, e como representante da Honda Motor Co., vou enviá-la para a ribalta do mundo. Estou confiante de que este veículo pode atingir velocidades superiores a 180 km / h.
Nesta altura os motores dos aviões tem uma potência de cerca de 0,55 CV por litro, mas esta moto terá quase o dobro de poder, 1,00 CV por litro.
Quando o motor estiver completo com as bases da criatividade da empresa, não será exagero algum dizer que ele será posto nos mais altos níveis de engenharia de todo o mundo.

Desde os motociclos, uma estrela brilhante da pesada indústria moderna, sendo um negócio global, que exigirá o nível mais alto de engenharia, não só do motor mas também dos pneus, correntes, carburadores e outras peças. Para conseguir isto, deve ser apoiado por uma meticulosa atenção aos detalhes e esforço incessante.
Dirijo-me a todos os trabalhadores!
Vamos reunir toda a força da Honda Motor Co. para vencer e conseguir esta conquista gloriosa. O futuro da Honda Motor Co. depende disso, e o encargo recai sobre os seus ombros.
Quero que foque o seu entusiasmo nesta tarefa, supere todas as provações, dirija as suas capacidades de trabalho e pesquisa, para fazer deste o seu caminho. Os avanços obtidos pela Honda Motor Co. estão a crescer como seres humanos, e seu crescimento é o que garante à Honda Motor Co. o seu futuro.
O cuidado máximo que é exigido ao apertar um único parafuso, é o equivalente ao compromisso de não desperdiçar uma única folha de papel: estas são as bases para o futuro.
Felizmente, os nossos fornecedores externos, os nossos agentes, e os nossos bancos deram-nos a sua generosa cooperação. Estou, aliás, abençoado com os clientes que se juntaram a nós, também para ajudar a concentrar todo o nosso poder sobre este ponto.
Vejo que a Alemanha, embora derrotada na guerra como nós, tem muitas indústrias que estão a regressar, e sinto mais do que nunca que a Honda Motor Co. deve, acima de tudo, entrar nesta corrida e vence-la.
Devemos medir o verdadeiro valor da indústria de máquinas japonesas, e elevá-la a um ponto em que podemos mostrar com orgulho a todo o mundo. A missão da Honda Motor Co. é a de iluminar a indústria japonesa.

Com isso, eu anuncio a minha determinação e compromisso consigo, que vou colocar todo meu coração e alma, e toda a minha criatividade e habilidades para a tarefa de entrar nas Corridas TT e ganhá-las.
Isto eu afirmo.

Soichiro Honda
Presidente Honda Motor Co., Ltd.

Serviços

Classe ? Classe ? Classe ? Classe ?