Dicas

Dicas sobre Manutenção Geral de um Motociclo

As Motos de hoje, requerem menos manutenção do que as motos dos anos 60 e 70, mas mesmo assim precisam de Revisões mais frequentes do que um carro. Muitos motociclistas não têm idéia de como é importante e o que realmente precisa ser feito para garantir a confiabilidade e longevidade e segurança na sua moto.

Os Motociclistas devem ser capazes de fazer pelo menos a manutenção basica da sua moto.

Quanto mais cuidado e manutenção o motociclista der á sua moto menos material se irá desgastar e menos problemas irão ter.
As Dicas que abaixo mencionamos vão ajudar a evitar e detectar problemas antes que eles aconteçam.

Deve verificar regularmente:

Existem dezenas de peças de um motociclo que devem ser verificadas regularmente.
Tentar emagrecer a lista dos itens mais importantes, não irá ajudar em nada a manutenção da saude da sua moto e não irá por isso ter mais tempo para andar!

Aqui está uma lista básica de algumas das coisas mais importantes para verificar no seu motociclo. Mesmo fazendo pouco pode fazer uma grande diferença. Pneus, Travões,corrente e pinhão e cremalheira, combustível, oleo de motor e Bateria.


1º - Pneus

Mantenha um calibrador de pneus de baixa pressão (0psi - 80psi) na bolsa de ferramentas da sua moto. Maior parte das vezes os locais onde pode colocar ar, não tem os calibradores certos! Rectifique sempre com o seu proprio calibrador. Tente verificar a pressão dos pneus frequentemente, o ideal será sempre que colocar combustivel.

Mantenha os pneus com a pressão recomendada. Um pneu demasiado cheio, gera uma grande quantidade de calor que pode levar a um golpe para fora.
Pneus demasiado vazios tambem aquecem demasiado e rodando muito quentes também se desgastam mais rapidamente e desigualmente.

Substitua os pneus sempre que a profundidade do piso for de inferior a 1 / 2mm.
Os Pneus são a ligação entre a moto e a estrada, por isso são parte fundamental da sua Segurança!


2º - Travões

O líquido de Travão absorve a humidade ao longo do tempo tornando-se menos eficaz. O fluido de travão deve ser substituido a cada 1-2 anos, no maximo.

Motociclos tem normalmente dois reservatórios de Fluido de travão, um para a frente, normalmente encontrado no guiador e outro para trás. Ambos devem ser verificados regularmente.

O Fluido de travão deve ser substituido por novo, em embalagem selada!

Verifique tambem a espessura das pastilhas de travão. O Motociclista não deve permitir que as pastilhas de travão vão até ao metal, sob pena de danificar o disco travão e os bombitos da propria bomba de travão. A colocação de tubos de aço trançado ( malha de aço) vai aumentar o desempenho de seus travões por cerca de 50%.


3º - Correntes Cremalheiras e Pinhão

Lubrifique a corrente após cada viagem, quando a corrente ainda está quente, pois o lubrificante será mais facilmente absorvido, penetrando assim nos locais mais justos da corrente e pelo lado de dentro, pois com a rodar da corrente o lubrificante terá tendencia em ir para o lado de fora.

Lubrificação

Folga

Estes itens são essenciais para o bom funcionamento de sua moto. Se não for bem mantida vai acabar por se desgastar muito mais rapidamente.

A corrente da moto não deve estar demasiadamente justa ou demasiadamente folgada.
Normalmente terá que ter uma folga de aproximadamente 1,5cm em ambos os sentidos como exemplificado na imagem acima.


4º - Combustível

Verifique o filtro de combustível regularmente (deve substituir a cada 2 anos.)

O combustível é negligenciado frequentemente como forma de manutenção preventiva num motociclo!

Verifique o filtro de combustível (se tiver) para se certificar que não está entupido. Este deve estar limpo e claro. Deve substituir os filtros de combustível a cada 2 anos.

Verifique os tubos de combustível, principalmente se a moto já tiver alguns anos, ou tenha estado parada muito tempo. Os tubos são em borracha e por vezes ficam demasidamente ressequidos.

Quando estacionar a sua moto por qualquer período de tempo deve colocar a torneira de combustivel na posição OFF.


5º - Oleo do Motor

Verifique frequentemente o nível de óleo da sua moto.
Para isso deve colocar o motor em funcionamento por um breve periodo de tempo,(4-5 min) e após isso deixar repousar pelo mesmo periodo. Este deve estar entre a medida maxima e minima na vareta ou oculo (depende dos modelos). Se não estiver neste nível, deve acrescentar até ao maximo e nunca mais do que isso!
Esta acção deve ser efectuada com a moto no descanso central ou com a moto nivelada!
A vareta deve ser colocada limpa no devido local sem enrroscar, esta será a forma correcta de medir o oleo !
O oleo abaixo do nivel pode ser desastroso!
Oleo a mais pode inundar o filtro de Ar!

Deve efectuar a mudança de oleo com a frequencia indicada pelo Fabricante, normalmente e em maior parte dos casos de 6000 em 6000km. É aconselhavel substituir tambem o filtro de Oleo.


6º - Bateria

Nos dias de hoje as baterias já não permitem intervenção, pelo que é aconselhavel instalar um Optimate, este tratará da sua Bateria e de a manter em optimo estado!
Este aparelho não só carrega como faz a gestão de carga da Bateria durante o periodo em que a moto irá ficar parada.
Recomenda-se este procedimento sempre que a moto ficar imobilizada mais de duas semanas!
No entanto deve :
- Verificar os cabos e os terminais, se estão sujos ou oxidados.
- Limpe os terminais e conectores necessários, com spray adequado
- Para concluir pode tambem testar a bateria com um voltímetro. Para prolongar a vida útil da sua bateria, este teste deve fazer parte de manutenção mensal .


BOA VIAGEM!
SEMPRE EM SEGURANÇA


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